Um pouco
sobre a
minha história

Opa! Eu sou Henrique Bastos, sou programador há mais de 25 anos e hoje eu tenho uma história para compartilhar com você... Logo no início da minha carreira, eu participei de um projeto cheio de potencial com uma equipe incrível. Mas em pouco tempo o escopo cresceu, o projeto começou a atrasar e a equipe recebeu um ultimato: ou entrega ou rua. No desespero para entregar o projeto, cancelamos os planos com nossas famílias e acampamos na empresa por 8 dias em pleno carnaval.

Como tudo
começou

A gota d'água

Foi um processo exaustivo, mas conseguimos finalizar a solução na madrugada da data limite… Decidi aproveitar as 5 horas que tinha antes da apresentação para passar em casa, tomar um banho e botar um terno.

Só que na volta para o escritório, eu dormi no volante e bati em outros 2 carros na Ponte Rio-Niterói.

Lembra do projeto?

Então, naquela mesma manhã o escopo mudou mais uma vez e a apresentação foi cancelada. No final das contas, o projeto nunca foi apresentado, ninguém foi demitido, e nada do que fizemos foi aproveitado.

Ali foi a gota d’água. Eu não podia continuar trabalhando daquela forma doentia.

Passei a pesquisar tecnologias fora do convencional e me aproximar de pessoas que tinham uma relação diferente com o trabalho na programação.

Uma nova visão

Essa jornada fez com que eu desenvolvesse uma série de habilidades que me deram mais autonomia, e me ajudaram a usar a minha capacidade de programar para ser reconhecido e valorizado pelo mercado.

Em 2009 montei a minha primeira empresa, utilizando esta nova visão para implementar dezenas de projetos que garantiram a satisfação e o resultado financeiro dos meus clientes.

O rápido crescimento do negócio e sucesso desses projetos me fizeram acreditar que eu estava no caminho certo e eu quis compartilhar isso com todo mundo. Foi assim que comecei a palestrar em diversos eventos no Brasil e no exterior.

Em 2010, eu fui nomeado membro da Python Software Foundation, depois fui reconhecido pela Associação Python Brasil por serviços prestados à comunidade, em 2014 me tornei membro da Django Software Foundation e 2016 fui eleito Diretor da Associação Python Brasil.

Nesse meio tempo, eu decidi que a minha missão de vida seria usar tudo que eu aprendi para ajudar outras pessoas a saírem do vale das sombras e resgatarem o prazer de trabalhar com programação.

Eu decidi que a minha missão de vida seria usar tudo que eu aprendi para ajudar outras pessoas a saírem do vale das sombras e resgatarem o prazer de trabalhar com programação.

— Henrique Bastos —
YouTube

Inscreva-se no meu canal!

Papos sobre Empreendedorismo, Desenvolvimento de Software, Mercado de TI, Carreira na Programação, Postura Profissional, Home Office, Python e Django, Emprego na Gringolândia e mais uma porrada de assuntos maneiros… Se inscreva para não ficar de fora!