Foi um processo exaustivo, mas conseguimos finalizar a solução na madrugada da data limite… Decidi aproveitar as 5 horas que tinha antes da apresentação para passar em casa, tomar um banho e botar um terno.
Só que na volta para o escritório, eu dormi no volante e bati em outros 2 carros na Ponte Rio-Niterói.
Então, naquela mesma manhã o escopo mudou mais uma vez e a apresentação foi cancelada. No final das contas, o projeto nunca foi apresentado, ninguém foi demitido, e nada do que fizemos foi aproveitado.
Ali foi a gota d’água. Eu não podia continuar trabalhando daquela forma doentia.
Passei a pesquisar tecnologias fora do convencional e me aproximar de pessoas que tinham uma relação diferente com o trabalho na programação.
Eu decidi que a minha missão de vida seria usar tudo quae eu aprendi para ajudar outras pessoas a saírem do vale das sombras e resgatarem o prazer de trabalhar com programação.
Essa jornada fez com que eu desenvolvesse uma série de habilidades que me deram mais autonomia, e me ajudaram a usar a minha capacidade de programar para ser reconhecido e valorizado pelo mercado.
Em 2009 montei a minha primeira empresa, utilizando esta nova visão para implementar dezenas de projetos que garantiram a satisfação e o resultado financeiro dos meus clientes.
O rápido crescimento do negócio e sucesso desses projetos me fizeram acreditar que eu estava no caminho certo e eu quis compartilhar isso com todo mundo. Foi assim que comecei a palestrar em diversos eventos no Brasil e no exterior.
Em 2010, eu fui nomeado membro da Python Software Foundation, depois fui reconhecido pela Associação Python Brasil por serviços prestados à comunidade, em 2014 me tornei membro da Django Software Foundation e 2016 fui eleito Diretor da Associação Python Brasil.
Nesse meio tempo, eu decidi que a minha missão de vida seria usar tudo que eu aprendi para ajudar outras pessoas a saírem do vale das sombras e resgatarem o prazer de trabalhar com programação.
Papos sobre Empreendedorismo, Desenvolvimento de Software, Mercado de TI, Carreira na Programação, Postura Profissional, Home Office, Python e Django, Emprego na Gringolândia e mais uma porrada de assuntos maneiros… Se inscreva para não ficar de fora!