O melhor presente que um programador pode dar para seus colegas que não programam.

0

Se eu te der 03 minutos você consegue lembrar de alguém que:

1) sempre te pede socorro quando se trata de tecnologia,
2) mas que não faz a mínima ideia de como você soluciona os problemas dela,
3) e nem imagina qual a lógica por trás daquela ferramenta que ela está utilizando?

VALENDO…

Eu aposto que você conseguiu pensar não só em pessoas, mas em problemas que você poderia ter evitado se as pessoas com quem você trabalha compreendessem as capacidades, particularidades e características das tecnologias que utilizam.

A gente passa o dia concentrados em realizar tarefas e resolver problemas. Neste processo, existem muitas atividades repetitivas que poderiam ser executadas de forma automatizada e passos complicados que poderiam ser divididos em etapas menos complexas.

“Pensamento de Programador” é como costumo chamar essa capacidade de enxergar oportunidades de usar tecnologia para ser mais produtivo e tornar mais leve e fluido o nosso trabalho e nossa vida de forma geral.

Pensar como um programador não significa sentar na frente de um computador e escrever várias linhas de código, mas entender como se expressar através da tecnologia e aumentar a sua capacidade de interação, realização e solução de problemas.

Eu sempre digo que todo mundo pode desenvolver essa capacidade de “pensar como programador”. Inclusive pessoas de áreas que não são tecnológicas como marketing, gestão, administração, atendimento, suporte, conteúdo, vendas, rh, etc.

E para provar isso e ajudar a galera de diversas áreas a utilizar as máquinas (smartphones, tablets, computadores, etc) para simplificar a vida que surgiu o Códice!

 

Não programação para não programadores: Códice

O Códice é uma iniciativa muito bacana que eu criei à convite dos meus amigos da Perestroika, para libertar as pessoas que trabalham com tecnologia, mas não são programadoras.

O objetivo deste curso é conectar as pessoas com a tecnologia de uma forma mais humana e sem o tecniquês tradicional. Através de atividades práticas e lúdicas, dentro e fora do computador, nós vamos passar por vários conceitos do universo da tecnologia e acabar com aquele sentimento de alienação e estranhamento perante o mundo digital.

 

São aulas focadas em quem nunca teve contato com a programação, e nem deseja se tornar um programador, mas deseja se apropriar dessa lógica para além do computador, mudando a forma de se relacionar com o mundo.

Durante o curso nós abordamos:

  • De onde vem a programação e as tecnologias digitais;
  • Como podemos conversar com um computador;
  • Porque programação não é uma atividade exata e exige tantos ajustes;
  • Como falar a mesma língua da galera de TI para pedir a coisa certa da forma certa;
  • Como software funcionam de fato e porque mudar formulário não é só tirar um campo;
  • Como enxergar no dia à dia as oportunidades para aplicação das ferramentas e automatizar as coisas chatas da vida;
  • Como utilizar o pensamento computacional para ir além da matrix!

É uma oportunidade única de desenvolver as habilidades necessárias para integrar melhor o universo tecnológico a sua vida pessoal e profissional. Descobrindo como resolver problemas de forma mais simples, aplicando estratégias que os programadores têm utilizado ao longo dos anos para impactar o mundo.

A edição do Códice em São Paulo foi totalmente excelente!!!

Foram duas semanas de aprendizado constante, descobertas intensas e que mudou a maneira como a galera enxergava e se relacionava com quem trabalha na TI.

Imagem do códice em São Paulo
Primeira aula do Códice na @perestroikasp: Aristóteles, o inventor do chip.

Nas próximas semanas vai rolar uma edição desse curso em Belo Horizonte/MG, e as inscrições estão rolando a todo vapor (só tem 14 vagas agora). Eu consegui um desconto de 10% pra minha rede. É só entrar no site e colocar o código HENRIQUECODE na hora do pagamento.

Se você conhece alguém que precisa aprender a pensar como um programador, agora é a hora de encaminhar esse artigo. Eu garanto que este curso vai mudar a forma como qualquer pessoa enxerga o mundo e vai te poupar muitas explicações e dores de cabeça no futuro!

 

E aê, ficou a fim de experimentar essa parada?

Então aproveita porque nesta terça-feira (30/10) vai rolar uma aula aberta sensacional em BH, onde vamos abrir as portas do Códice mostrar pra galera que Lógica da Programação pode ser simples, usual e garantir que qualquer pessoa possa se comunicar bem usando a tecnologia! Para se inscrever nessa aula é só clicar aqui!

você pode gostar também