Encarando as vagas do mercado de TI sem mimimi

0

Trabalhando com TI, cedo ou tarde a gente vai aprender que “a empresa não é nosso pai e o mercado não é nossa família”.

As vagas são arrombadas, as descrições são ruins, as exigências são incompatíveis com o salário, os recrutadores não dão feedbacks, existem empresas escrotas e os gestores parecem querer um Salvador da Pátria, alguém que vai entrar na empresa e resolver todos os problemas.

Isso tá certo? Não!
Mas a vida não é fácil… Ninguém disse que seria.

E um programador que quer ser respeitado no mercado e ganhar dinheiro com programação precisa desenvolver uma postura profissional que consiga lidar com esse tipo de coisa.

A maioria dos recrutadores coloca a vaga na rua sem nem saber o que querem exatamente. Algumas pessoas podem encarar isso com um olhar negativo, começar a fazer reclamações e correr de anúncios assim, mas eu costumo dizer que se o cara não sabe o que quer, fica mais fácil de vender o que eu tenho.

Ou seja, o fato da empresa descrever o trabalho da forma errada ou exigir qualificações impossíveis, pode ser uma oportunidade pra gente se destacar e estabelecer uma relação com aquela empresa para além do mercado.

Como eu expliquei no vídeo “O que fazer quando você não consegue a vaga e a empresa não te dá feedback?” – A vida não é fácil, as coisas são conflituosas e a gente precisa ter maturidade para navegar neste universo e gerir essas situações da melhor forma possível.

Não adianta ficar preso em mimimis que só atrapalham a nossa carreira de programador. Esses mimimis geralmente estão baseados na expectativas de encontrar uma vaga ideal, numa empresa ideal e que chega até a gente de uma forma ideal.

Esperar o ideal não funciona, o emprego perfeito não existe!

O grande desafio que a gente tem é entender que o mercado é formado de pessoas com interesses diferentes querendo resolver a vida e aprender como podemos nos conectar com isso para ajudar pessoas e sermos ajudados por elas.

Mas discutir todas essas questões e o que a gente pode fazer para superá-las não é um assunto para um post só. Tem que ter interação, tem que ter histórias, tem que ter bate papo.

Por isso, eu convidei alguns amigos que já passaram por todo este processo aprender como se posicionar melhor, para participarem da hacktalk “Encarando as vagas do mercado de TI sem mimimi” – Neste evento online e gratuito, nós compartilhamos experiências, reflexões e dicas práticas que nós usamos e que você também poderá usar para arranjar um trampo maneiro em uma empresa legal e se posicionar melhor no mercado de tecnologia.

Assista a gravação da Hacktalk: Encarando as vagas do mercado de TI sem mimimi

Durante a hacktalk, eu também convidei a galera para assistir os dois vídeos especiais que disponibilizei e que tem tudo a ver com o assunto da live:

  • Vídeo 01: Programe sem ser programado
  • Vídeo 02: As 04 estratégias do desenvolvedor eficaz

Essas duas aulas são muito úteis para quem quer aprender como se posicionar para conquistar um espaço no mercado de TI, mas ficarão disponíveis por tempo limitado. Cadastre-se no formulário abaixo e assista o quanto antes:

 

Abração, Hb!

 

 

você pode gostar também