Como você pode lidar com a falta de eventos na sua cidade?

0

Para ser um bom programador, dedicação e prática são essenciais… Mas um conselho que eu dou para quem quer se tornar ainda melhor é:

Se aproxime de pessoas que fazem o que você quer fazer… O componente social é fundamental para o crescimento!

Como eu explico no post “Porque você não pode perder a Python Brasil 2017”, estar presente em feiras, conferências, palestras, congressos, simpósios, seminários e outros encontros são essenciais para qualquer pessoa que deseja:

  • Aprender de forma rápida;
  • Atualizar seus conhecimentos;
  • Aumentar a sua produtividade;
  • Encontrar novas oportunidades;
  • Ficar por dentro das novas tendências de mercado;
  • E, principalmente, para balancear a tendência reclusa e introspectiva da programação (fazendo novos melhores amigos de infância).

Mas toda vez que os eventos presenciais se tornam o assunto da conversa, eu escuto a galera reclamando assim: 

Ah, mas eu não consigo participar de eventos porque  minha cidade é pequena, eu não conheço ninguém, não tem nem espaço pra fazer nada. 

ou:

Em grandes centros é fácil fazer evento. Quero ver fazer aqui onde eu moro. Se eu morasse em São Paulo ou no Rio, eu ia fazer evento toda semana…

ou melhor:

Eu até queria fazer um evento, mas não dá pra fazer tudo sozinho… Precisa de gente, precisa de grana, de espaço, de patrocínio, tem que fazer camisa, etc, etc, etc…

Meme choque de cultura "isso me preocupa"

 

Mas como lidar com a falta de eventos na minha cidade?

Eu fico puto quando vejo a galera perdendo a oportunidade de realizar coisas incríveis porque querem começar com coisas grandiosas, ao invés de dar pequenos passos.

Pra mim, o que faz um bom evento é ter gente interessada em compartilhar conhecimentos, em estabelecer vínculos de amizade e que querem trabalhar por um ambiente aberto que permita a participação de novas pessoas.

O espaço gigante, as camisas, a divulgação – tudo isso fica pra depois!

Eu conheço gente do interior da Bahia, de Tocantins, do Piauí e de outros lugares fora dos grandes centros, que estão colocando ótimos eventos na rua só com a cara, a coragem e muita vontade.

Essa ideia de “comece pequeno, comece consistente e comece agora” pode até parecer simplória, mas entender isso é o primeiro passo para você conseguir sair da inércia realizar um evento aí mesmo na sua cidade. 

E para te ajudar com isso, nesta quarta-feira (05/09) às 21h vai rolar a hacktalk: Como você pode lidar com a falta de eventos na sua cidade? Nesse bate papo você vai descobrir:

  • quais são os principais macetes para realizar um evento sem dores de cabeça;
  • quais os principais erros de quem começa a planejar um evento e como evitá-los
  • como encontrar pessoas para embarcar nessa jornada com você e muito mais.

Agora você não tem mais desculpas! Se tá faltando evento na sua cidade e você não sabe como resolver essa situação, inscreva-se no formulário abaixo para participar ao vivo com a gente. 

Se por qualquer motivo você não puder assistir, inscreva-se no formulário para receber a gravação da hacktalk.

você pode gostar também