Desenvolvedor júnior, pleno e sênior – Entenda de uma vez o que é isso!

0

Desenvolvedor júnior, pleno e sênior – Onde moram? O que comem? Como se reproduzem? E por que tantas pessoas ficam com sangue nos olhos só de ouvirem falar no assunto? – Descubra tudo isso e muito mais, neste artigo!

Você já reparou que vira e mexe a galera volta nessa tentativa burra de tentar delimitar o que é ser júnior, pleno e sênior? Pior ainda, é comum perceber que essas tentativas quase sempre vêm em forma de “cagação de regra”.

Ah, mas um profissional sênior é aquele que sabe como coordenar um projeto e um time, que sabe tomar as melhores decisões para o negócio e que além de tudo isso ainda consegue transmitir conhecimento pros demais…

ou:

Os juniores são profissionais recém formados, que geralmente têm entre 1 e 3 anos de experiência na área e costumam seguir algum código de exemplo ou o que lhe é passado por alguém de mais experiência.

ou ainda:

Desenvolvedores plenos são aqueles capazes de desempenhar funções específicas, que exigem profundo conhecimento.  tomar decisões endossadas por um superior.  Ainda não estão preparados para lidar com situações críticas ou arcar com grandes responsabilidades.

Mas será que é tão importante para as pessoas terem uma definição exata do que isso significa? Será que esse conceito é o mesmo ou varia de uma empresa para outra?

Será que tentar se encaixar em uma dessas caixinhas realmente faz diferença na sua carreira profissional? E quem é que define se você pertence a uma ou outra categoria?

Ao longo dos anos eu percebi que, na prática, a busca por clareza nessas categorias de experiência só faz você se distrair! 

Você perde tempo e dinheiro buscando uma solução burocrática mágica que resolva (com apenas uma canetada) um problema de formação profissional.

As pessoas não querem se preocupar em entender o valor que geram, por isso falam que precisam de um plano de carreiras, quando o que querem na realidade é a previsibilidade de aumento de salário sem ter que negociar.

Depois de twittar sobre isso, eu pensei em gravar um vídeo rápido explicando alguns pontos que as pessoas sempre ignoram quando surge essa discussão. Mas como a postagem rendeu e esse é um assunto com muitas camadas, nada melhor do que bater um papo com uma galera interessada em discutir isso pra gente desempacotar essa caixa e mostrar que isso na verdade é um novelo de lã todo embolado!

 

Assista a gravação da Hacktalk: Desenvolvedor júnior, pleno e sênior – Entenda de uma vez o que é isso:

 

Se você se interessou por esta Hacktalk e quer participar das próximas, preencha o formulário abaixo com seu nome, e-mail e a sua sugestão de tema, vai ser muito massa poder interagir com você!

Grande abraço, HB.

você pode gostar também