Sou programador e fui convidado para ser sócio. E agora?

0

Esses dias eu lembrei de uma história que eu vejo se repetir muitas vezes e que é a receita para programador quebrar a cara:

O cara é programador, trabalha há alguns anos na empresa e recebe a proposta do dono para virar sócio. Sem entender muito o que isso significa e encantado pelo reconhecimento, ele aceita o acordo porque sempre sentiu muita vontade de participar de “algo grande”.

Participar de um negócio mais intimamente sempre dá aquela sensação boa. Alguém nos escolheu para entrar naquele grupo seleto e confiou que vamos conseguir dar conta do desafio.

Ser sócio de algo também pode ser uma forma legal para experimentarmos o nosso lado empreendedor, combinando nossos talentos com os de pessoas que fazem o que queremos fazer.

Junto com essas oportunidades, se tornar sócio de alguém é uma decisão que também envolve riscos e não é uma decisão simples de sim ou não. Não é trocar um trabalho por um percentual. Existem vários arranjos e letrinhas miúdas que podem te prejudicar se você não souber o que está fazendo.

Eu já vi muita ideia bacana morrer por conta de acordos mal feitos, ao mesmo tempo que já acompanhei histórias que são grandes sucessos.

O que será que existe de diferente entre uma e outra?
O que você deve levar em conta antes de aceitar uma proposta dessas?

Se você é programador, foi convidado para ser sócio e está sem saber o que fazer, o meu conselho é faça uma análise de tudo!

Você precisa entender como isso vai se ajustar no seu contexto histórico, na sua vida pessoal e profissional, com seu custo de oportunidade, se as condições são favoráveis para você e como aquilo pode se encaixar no teu propósito.

Esse assunto pode parecer muito complexo, mas desmistificamos esse assunto na hacktalk: Sou programador e fui convidado para ser sócio, e agora?  – Assista agora mesmo a gravação do evento:

Se você se interessou por esta Hacktalk e quer participar das próximas, preencha o formulário abaixo com seu nome, e-mail e a sua sugestão de tema, vai ser muito massa poder interagir com você!

você pode gostar também