Por que a gente se reúne toda semana e como você pode crescer com isso?

Entenda porque a gente se reúne toda quarta-feira e como todo mundo cresce junto por causa disso.

0

Se você quer a resposta curta: Uma hacktalk é um encontro online onde a gente debate algum assunto que possa ajudar a nossa rede de pessoas.

 

Se você prefere a resposta longa, se prepara porque lá vem história…

 

Eu sempre pensei no Welcome to the Django como um lugar para reunir tudo que eu queria saber quando estava começando a minha carreira.

Com o passar dos anos, a nossa rede de membros foi ficando cada vez mais forte, com pessoas se ajudando e confiando cada vez mais uma nas outras.  

Nesse processo, eu fui percebendo que as questões compartilhadas no fórum se tornaram cada vez sérias e difíceis de ajudar pelo fórum. Foi aí que começamos a nos reunir online e ao vivo para conversar ajudando os colegas. Assim nasceram as hacktalks!

De início, esses eventos só aconteciam dentro do ambiente do curso, hoje além das lives exclusivas para alunos, também temos encontros virtuais que acontecem toda semana e que você pode acompanhar através do meu canal do youtube (é só se inscrever e ativar as notificações para ser avisado do evento).

Eu sempre pensei em uma hacktalk como um conversa de bar: você pega sua bebida favorita, chama uma porrada de gente legal e começa a discutir assuntos que nos importam. Dessa forma, todo mundo vai aprendendo a “hackear o sistema” e se fortalecendo com isso.

Durante as lives, conseguimos tirar dúvidas da galera sobre os mais diversos temas… Já falamos de estágio em programação, a importância dos testes, descolar um emprego no exterior, home office para programadores, como tirar uma ideia de software do papel, saúde mental para profissionais de TI e uma porrada de outros assuntos legais.

O grande barato  é que qualquer pessoa pode acompanhar via YouTube e pode participar comentando, fazendo perguntas, trocando conhecimento e compartilhando informação, tudo em tempo real.

Além disso, eu criei uma playlist, onde disponibilizo todo conteúdo para quem quiser assistir novamente, consultar alguma referência, ou também para quem não conseguiu ver ao vivo.

A minha ideia sempre foi fazer algo focado em quem está presente, tanto que não temos um roteiro fixo nas lives… Vocês vão direcionando o papo com comentários e perguntas e a gente vai se virando para responder.

Os temas são sempre sugeridos pela galera (se você tem interesse em ver algum assunto sendo discutido, é só deixar a sugestão no formulário que está no fim do artigo), a partir de algum assunto que querem explorar.  

Algumas vezes o foco é ajudar alguém a lidar com um problema específico, como foi o caso da live: Como aprender a programar sem se perder no mar de conteúdo disponível? Outras vezes, o foco é conhecer alguém que já passou por alguma experiência que você tem interesse em começar (como foi o caso da nossa live sobre “Ciência de Dados“).

Todos os contatos dos convidados ficam na descrição do vídeo, para que você possa acioná-los quando precisar. Para conferir todas as hacktalks que já fizemos, basta acessar a playlist nesse link.

Esse tipo de evento é uma oportunidade para se aproximar de pessoas que fazem o que você quer fazer, de expandir a sua rede, aprender coisas novas e compartilhar o que você já sabe.

Se inscreva no formulário abaixo para sugerir temas e ficar por dentro de todas as novidades.

Não esqueça de chamar seus amigos e participar ao vivo com a gente, vai ser muito massa poder interagir com você!

[]s, HB

você pode gostar também