Meme: Codificando um Brasil Melhor

Em tempo de eleição, iniciamos nossas reflexões sobre os problemas políticos que afligem o Brasil. Buscando uma maneira prática de fazer a diferença e promover mudanças, Vinicius Manhães Teles publicou uma visão muito interessante sobre como a comunidade de desenvolvedores poderia aplicar seu conhecimento técnico na criação de ferramentas e facilidades para ampliar a troca de informações sobre políticos e governos.
Logo que li o post do Vinicius, fiquei com aquela sensação de Eureka. Pelos comentários dos leitores, muita gente sentiu o mesmo. Este post é uma proposta de meme para motivar o debate sobre o assunto. E o meu foco aqui é estratégia.
Estratégia é a palavra de ordem para levar qualquer iniciativa ao sucesso! É muito comum desenvolvedores impulsionados por idéias brilhantes, darem muita importância à tecnologia e assim perderem o foco no objetivo final. É assim que a maioria dos projetos jamais vêem a luz do dia. Seguindo essa linha de reflexão, anotei algumas questões que considerei importantes:

Censura

Políticos são pessoas públicas, assim, têm seus direitos de privacidade “reduzidos”. No entanto, calúnia, injúria e difamação são sempre invocados para repelir o direito à informação. Por isso é importante fundamentar o conteúdo, referenciando fontes como jornais, diários oficiais, lista de presença de audiências, etc.

Free em todos os aspectos

Tentativas de regulamentar a internet no Brasil estão cada vez mais populares. O Google já responde por alguns processos por causa do Orkut. Com um mínimo de sucesso, não seria surpresa se liminares fossem despachadas para tirar o serviço do ar. Por isso é importante disponibilizar na íntegra, todo o conteúdo e código para download, permitindo mirrors e outras iniciativas de replicação do material.

Hospedagem custa dinheiro

Começar pequeno não é o problema. Qualquer Dreamhost dá conta do recado. Mas dinheiro será necessário para suportar um relativo sucesso. Como obter recursos? Doações? Publicidade? Pela natureza do projeto, a forma de captação é bastante importante para não comprometer a credibilidade. Um banner de partido político seria inviável.

Foco no resultado

Iniciativas Opensource têm custos de criação, apesar de serem oferecidas gratuitamente ao consumidor! Custa tempo dos colaboradores, e como a quantidade de programadores envolvidos é limitada, não é possível fazer tudo, nem tão pouco fazer perfeito. É importantíssimo não esquecer que o objetivo é melhorar a comunicação e disseminar a informação sobre política, e não montar um case revolucionário de rails, django, ou qualquer outra tecnologia. Muito provavelmente um punhado de scripts minimalistas que gerassem as facilidades propostas pelo Vinicius atenderiam perfeitamente aos objetivos deste projeto.

Parcerias com interessados em política

Para manter o motor girando e fazer a comunidade crescer, a participação de pessoas focadas em política é fundamental. As faculdades de Ciências Sociais, História, Filosofia, estão repletas gente jovem e interessada nesse tema. Pessoas que usam internet diariamente, e poderiam ser facilmente instruídas sobre as facilidades e benefícios das novas formas de comunicação que surgem na web. Além disso, envolver organizações como o próprio TransparênciaBrasil encurtaria bastante o caminho para o objetivo de Codificar um Brasil Melhor.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *