Como começar um projeto do zero? 4 passos para tirar sua ideia do papel

0

Saber mapear problemas é uma das habilidades que mais me ajudaram na minha jornada. Quando comecei a entender melhor as dores e demandas das pessoas, saí do mercado de trabalho (que já está bastante saturado) e entrei no mercado de problema (onde as oportunidades são ilimitadas).

Nesse caminho, aprendi lições valiosas que gostaria de compartilhar com você. Por isso, neste artigo, vou te mostrar quatro passos para tirar sua ideia do papel e quero também te fazer um convite especial.

Essas dicas valem tanto para quem quer criar um projeto novo na empresa em que trabalha, quanto para quem quer construir um negócio próprio como prestador de serviço.

Nos dois casos, quem consegue propor e executar boas ideias tem o prazer de trabalhar em algo que realmente faz sentido, que está conectado com seus propósitos e seus talentos. Isso contribui para a ampliar sua autonomia e sua qualidade de vida.

Então, sem mais delongas, vamos aos quatro passos!

 

1) Comece pequeno para provar a ideia na vida real

Muita gente fica travado na hora de dar o primeiro passo, porque tem o fetiche do produto final. Antes de colocar o primeiro tijolo, já fica idealizando a casa pronta.

Para fugir dessa armadilha, o caminho é começar pequeno. Pense na forma mais rápida e funcional que você consegue pôr parte da sua ideia em ação para que as pessoas possam experimentar. E não precisa ser algo elaborado. A ideia aqui é partir pro “gambiarra lifestyle” mesmo.

Por exemplo, se a sua ideia é construir um sistema de gestão financeira, você pode primeiro fazer tudo em uma planilha de Excel e compartilhar com os outros.

Isso vai te permitir testar sua ideia na vida real para ver se ela realmente resolve o problema de alguém. Se muita gente se interessar por essa sua primeira versão, você vai usar os feedbacks que receber dos usuários para aprimorar seu projeto.

 

2) Interaja com pessoas que fazem o que você quer fazer

Outra forma de acelerar seu aprendizado é interagir com pessoas que fazem o que você deseja fazer. Então, se seu objetivo é criar um software de CRM, vá a eventos sobre o tema e troque ideia com a galera da comunidade.

Esse tipo de interação vai te permitir entender os obstáculos e atalhos na sua jornada. Além disso, vai te trazer parceiros importantes que vão agregar um conhecimento que você ainda não possui.

Ao se inserir em uma rede de contatos, você aumenta o número de caminhos possíveis. Esse campo ampliado de possibilidades vai acelerar e dar sustentabilidade para o seu projeto.

 

3) Autoconhecimento

Além de testar a ideia na vera e interagir com quem já fez o que você quer fazer, você precisa investir em si mesmo.

Quais conhecimentos você precisa para tocar o projeto e ainda não possui? Para descobrir isso, você precisa identificar os seus talentos e pontos fracos.

Eu sempre digo que o caminho é para dentro e para frente. Em outras palavras, você precisa se conhecer para poder avançar para as próximas casas do tabuleiro. A autoconsciência também vai te permitir modelar o projeto para que ele esteja alinhado com o que você deseja para sua vida.

 

4) Comunique!

Quem quer tirar uma ideia do papel não pode ficar com a cabeça escondida dentro de um buraco igual um avestruz. Você precisa meter as caras e se comunicar com o mercado.

Se ninguém sabe nada sobre o projeto que você quer construir, como as pessoas vão te ajudar nessa jornada? Como você vai receber os feedbacks que precisar para validar a ideia?

Por isso, a comunicação é algo essencial. É ela que vai te ajudar a angariar os apoios e recursos (tanto técnicos, quanto humanos) para fazer as coisas acontecerem.

Por exemplo, se você começa a falar sobre sua ideia nas redes sociais, com certeza aparecerão pessoas interessadas tanto em participar do projeto, quanto em te dar indicações para impulsionar seu projeto.

 

Mudança de posicionamento

Como Einstein já dizia: loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual. Por isso, se você quer começar algo novo, precisa mudar o seu posicionamento em relação ao trabalho e ao mercado.

Para te ajudar nessa jornada, convidei uma galera foda para participar de uma hacktalk nesta quarta-feira (03/04) às 21h. Neste bate-papo ao vivo e gratuito, vamos falar mais sobre como mapear problemas e tirar sua ideia do papel de uma vez por todas.

Se o que eu falei aqui fez sentido para você, te convido a participar dessa live com a gente! Já vai lá no meu canal do youtube e ativa a notificação para não ficar de fora.

Inscreva-se no formulário abaixo para ser avisado dos próximos papos:

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.