A internet eliminou as distâncias e ainda não aprendemos a lidar com isso. O alto nível de ruído gera muita confusão, mas é possível sobreviver nessa selva aproveitando o que ela tem de melhor.
Desde que minha filha nasceu, eu automagicamente comecei a prestar mais atenção no comportamento offline e online dos jovens ditos nativos digitais.
Sim, virei um tiozão e tenho me impressionado com a minha dificuldade em compreender como as pessoas caem repetidamente em “cascas de banana digitais” plantadas estrategicamente nas redes sociais.
Por vezes tenho a sensação que nativos digitais são como peixes que desconhecem a existência da água e com isso não compreendem suas reais propriedades.
Observando algumas tretas, eu cheguei em 12 conselhos que eu daria à minha filha hoje para ela usar a internet como uma ferramenta para ampliar seus caminhos possíveis.
Está longe de ser uma lista acabada, mas acredito que existem pontos relevantes.
Se vocês tiverem complementos, é só responder nos comentários.
1. A internet não é extensão do seu quarto.
Porte-se como se estivesse em público, principalmente nas redes sociais.
2. Na internet não tem delete.
Jamais exponha seus assuntos privados.
3. Respeite o feed e o conteúdo alheio.
Não é porque você pode ler, que o espaço do outro se torna público. Muito pelo contrário, trate-o como privado.
4. Não caia na ilusão de que na internet pode tudo.
Ela existe em um mundo real e com regras. Ignorar isso lhe poderá lhe trazer consequências desagradáveis.
5. Aprenda a escrever bem.
Assim seu texto poderá, ao mesmo tempo, ser firme e manter o espaço necessário para você mudar de ideia quando aprender algo novo. Mudar de ideia é natural e faz parte do progresso de qualquer um.
6. Ataque ideias e não pessoas.
A forma do texto te ajudará na delimitação desta fronteira. Aprenda a escrever melhor.
7. Não confunda disputa de força com diálogo.
Nunca negocie com haters e militantes.
8. Jamais peça desculpas por um erro que você não cometeu.
Não morda a isca de tentativas de sequestros de narrativa.
9. Cascore!
Interação é um esporte de contato e criar casca grossa lhe dará resiliência emocional sem implicar na perda de sua sensibilidade.
10. Se receber uma crítica, assimile se achar pertinente.
Mas não se sinta obrigada a responder. Principalmente se vier de uma pessoa aleatória que entrou na discussão pelo flamewar.
11. Use sempre a mínima força necessária.
Se entrar em uma discussão acalorada e você estiver com a razão, estenda a mão ao outro assim que ele indicar reconsiderar sua posição. Jamais tripudie, assim você poderá ter a oportunidade de sair de um conflito com uma nova amizade.
12. Busque a verdade.
Se entrar em uma discussão acalorada e você estiver equivocada, mude sua posição. Entenda como aprendizado e estude a falha no seu raciocínio. Isso será tão mais fácil quanto você praticar o conselho 5.