Autonomia & Tecnologia

Por que não teremos Dev in Rio em 2011?

3

O Dev in Rio nasceu como um evento sobre Desenvolvedores. Uma iniciativa com o único propósito de reunir a comunidade e promover o fortalecimento dos laços entre as pessoas através do compartilhamento de uma paixão em comum: tecnologia.

Este post é um pouco grande, mas vale a leitura para você entender as razões que nos levaram a cancelar o evento deste ano.

Em 2009, eu e o Guilherme Chapiewski, com o apoio de toda a comunidade, desbravamos a iniciativa de fazer um grande evento. Foi uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante.

Já em 2010, o bastão foi passado e a condução do evento ficou com nossos amigos André Fonseca, Ramon Bispo, Rodrigo Pinto e Sylvestre Mergulhão. O evento foi um sucesso ainda maior que o do ano anterior.

Com uma seqüência tão bem sucedida, seria natural que as expectativas para 2011 fossem ainda maiores. Recebemos muitos emails de pessoas dos quatro cantos do Brasil afirmando o desejo de participar do evento.

Em 2011, trabalhamos para organizá-lo, mas a época do ano colidia com o Rock in Rio. Muita gente pode pensar: Legal! Dá pra ir no Dev in Rio e partir para o Rock in Rio. No início, pensamos assim, mas na prática a teoria é outra.

A colisão de datas se juntou com alguns outros problemas que nos levaram à decisão de darmos um passo para trás e cancelar o evento de 2011.

Vou compartilhar alguns dos pontos chaves que nos levaram a esta decisão.

O primeiro ponto é que existe um grande número de pessoas que saem de suas casas em outros estados, encaram mais de 24 horas de viagem de ônibus só para participar do Dev in Rio. Muitos são estudantes, ou recém chegados ao mercado de trabalho. A participação destas pessoas é fundamental. São elas que pegam as idéias e conceitos discutidos no evento e inovam realizando inúmeras iniciativas em suas cidades.

Estas pessoas, naturalmente, precisam de algum suporte de infra-estrutura. Com o Rock in Rio colidindo com a data do Dev in Rio, as passagens começaram a subir de preço e a sumir e os hotéis foram ficando lotados. Ou seja, setembro tornou-se um mês caro para visitar o Rio de Janeiro.

O segundo ponto é que o Dev in Rio 2011 contava com o apoio dos nossos amigos da Associação Python Brasil e da Python Software Foundation, que aproveitando a proximidade com as datas dos eventos PythonBrasil[7] e PyAr, apoiariam também o Dev in Rio. Este apoio era bastante significativo e por isso tentamos ao máximo manter a data do evento.

O terceiro ponto: mesmo com todo o problema que teríamos com logística, ainda assim, tentamos mudar a data do evento. Neste aspecto, vale ressaltar a dedicação do Ramon Bispo para tentar ajustar a logística e do André Fonseca que fez um trabalho incrível contatando os patrocinadores.

No entanto, o esforço para este tipo de reorganização seria muito grande. O Dev in Rio é um evento tocado por voluntários. Coincidentemente, neste ano, muitos de nós estamos experimentando grandes mudanças em nossas vidas. São novas empresas, novos rumos em carreiras, novos membros nas famílias, enfim, coisas normais da vida que nos levam à escolhas difíceis, porém necessárias.

Mas então, o que tudo isso quer dizer?

Acabou o Dev in Rio? Claro que não! O Dev in Rio, bem como muitas outras iniciativas, nasceu despretensiosamente no melhor estilo Small Acts e tem servido a comunidade da melhor maneira possível. Certamente aprendemos muita coisa nestes 3 anos de estrada e isso nos levará aos passos naturais: revisar, refatorar e fazer o deploy de algo melhor.

Sabemos que muita gente estava super animada para a edição de 2011. Ficamos realmente felizes em contar com o apoio de vocês e tristes por não podermos atender às suas expectativas neste ano.

Nas próximas iniciativas do evento, queremos envolvê-los mais. Afinal, o Dev in Rio é para os Desenvolvedores! Se você quiser ficar por dentro das próximas iniciativas para poder apoiá-las ou participar, nos envie os seus dados para contato.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado à todos pelo apoio.

Um grande abraço!

você pode gostar também
  • Pingback: Rapidinhas dos Nerdes #1 | nerdes;()

  • Pingback: Dev in Rio não acontecerá em 2011 » RamonPage.com . Web na ponta do lápis()

  • Rafael Miranda

    Realmente, é uma pena. Muito grande mesmo.

    Mas sabemos que a semente foi plantada, regada e começou a germinar. Vários outros eventos ocorreram e vão continuar ocorrendo. Com certeza, muitos outros virão!

    Parabéns a todos vocês, que servem de inspiração para muitos, não só com palavras, mas com atitudes!