Autonomia & Tecnologia

Pegue as rédeas da sua carreira na programação!

Assista a série gratuita de vídeos que está transformando a maneira como as pessoas enxergam o desenvolvimento de software e as próprias carreiras na programação.

0

 

A nossa série de vídeos “Como ser protagonista da sua carreira na programação” está sendo um sucesso! O mais incrível para mim é ver que a galera está interagindo, comentando e compartilhando suas experiências.

Se você não assistiu o primeiro vídeo, eu aconselho que você clique nesse link agora mesmo!

Neste primeiro vídeo, eu apresentei a arte desenvolvimento eficaz – uma mentalidade que vai ajudar você a desenvolver melhor, com menos frustrações e aproveitando cada etapa do processo. Com ele você percebeu que é realmente possível fazer o seu cliente feliz, se orgulhar do sistema que você desenvolveu, sem abrir mão de programar do jeito certo.

E o mais interessante disso é que você pode e deve utilizar esse conhecimento para aplicar em qualquer projeto que estiver trabalhando. Independente do seu perfil, da sua experiência, da linguagem que você usa ou da plataforma que você trabalha.

Uma nova forma de pensar exige uma nova forma de agir

Bom, agora que você já pensa com foco na eficácia, o maior desafio é colocar em prática!

Como eu expliquei no primeiro vídeo, as dores e frustrações que acontecem na nossa área são causadas pela forma tradicional de desenvolvermos software.

Costumamos tratar o software como se ele fosse uma simples coletânea de funcionalidades e ignoramos a sua natureza processual. Com isso, acabamos focando na solução que desenvolvemos em vez de focar no problema que precisamos resolver.

O desafio de desenvolver software com eficácia e que gere valor, é que nós precisamos evoluir o software realizando alterações rapidamente, adequando a solução ao problema que temos que resolver. É aí que entram as estratégias!

Mas como agregar valor ao sistema que estou desenvolvendo?

Antes de mais nada, você precisa saber que o software só tem valor quando é usado. De nada adianta suar a camisa, perder noites, desenvolver funcionalidades mirabolantes se nada daquilo vai ser útil para o seu cliente.

Para desenvolver software com foco na entrega de valor para o cliente, você precisa:

  • Poder aumentar capacidade do software, sem inflar o código;
  • Ter capacidade de mudar rapidamente o software sem quebrar nada;
  • Entregar as melhorias do software para o cliente todos os dias;
  • Ter alta produtividade usando as ferramentas certas para resolver o problema.

No segundo vídeo da série, eu explico para você cada um desses pontos combinando o conceito de Live Software com as 4 estratégias que transformaram a forma como eu desenvolvia:

  1. Programe como um Chef;
  2. Automação com um toque humano.
  3. Pronto é quando tá no ar!
  4. A arma secreta do Tony Stark.

Aplicando essas estratégias, você vai conseguir se posicionar como um solucionador de problemas, ao invés de um executor de demandas.

A largada já foi dada e você não pode ficar de fora desta transformação! Inscreva-se agora mesmo no site e receba gratuitamente o acesso ao conteúdo que vai te levar muito além da programação.

Abração, HB!

você pode gostar também